PlayStation vs. Xbox: qual é o melhor console?

Tecnologia
  • 21/11/2019
  • #video game #console #games #playstation
  • Compartilhe:

videogame

Video games agradam a todas as idades; do jovem que busca se entreter depois das aulas até o adulto que quer desestressar nos fins de semana, esse tipo de aparelho traz benefícios para todos.

Se você é amante dos games, sabe que o grande enigma é: qual é o melhor console, Xbox ou PlayStation? Ter que fazer essa "terrível" escolha pode mexer muito com você, mas não se preocupe, pois vamos ajudá-lo nessa decisão.

 

Foto interna noticia2game
Foto: Playstation/Reprodução

 

A batalha

Vamos começar pelo óbvio: a potência dos aparelhos. Aqui há um empate técnico: a CPU (unidade central de processamento) tem processadores AMD de 8 núcleos que garantem rapidez tanto no andamento dos jogos como nas respostas aos comandos.

As unidades de processamento gráfico, as GPUs, também são impressionantes, e os gráficos atuais se parecem com cenas de filmes. A medida é uma unidade chamada FLOP (para entender melhor o que isso significa, leia no TecMundo). Resumindo: o PS4 entrega 1,84 TFLOP (1 trilhão de FLOPs); e o Xbox One, 1,23 FLOP, uma pequena diferença.

 

Há uma série de itens nos quais os dois consoles são exatamente iguais:

  • Armazenamento: ambos 500 GB;
  • Conexão sem fio (wireless): ambos têm;
  • Conexão a cabo (Ethernet): ambos têm;
  • Conectividade HDMI e USB 3.0: ambos têm (o  PS4 também conecta via Bluetooth);
  • Reprodução de Blu-ray: ambos têm.

 

Foto interna noticia1game
Foto: Reprodução

 

As diferenças

A primeira grande diferença entre os consoles está na chamada retrocompatibilidade, que é a capacidade de rodar jogos de gerações anteriores. Essa funcionalidade está presente apenas no Xbox One, que lê clássicos como Assassin s Creed II, Mass Effect e Gears of War.

Outro detalhe é que só o Xbox One tem conexão com TV a cabo. No quesito "controles", o Kinect do Xbox One entrega movimentos superprecisos e controle por voz, mas o DualShock 4 do PS4 é um escândalo: ótimo controle de movimentos, touchpad para navegação de mapas em missões e entrada para fones de ouvido.

Antes de finalizar, é necessário falar do Game Pass, serviço de assinatura da Microsoft utilizável no Xbox One e que oferece um catálogo com mais de 100 jogos de vários editores via internet. No Brasil, o produto é oferecido por R$ 29 mensais. A versão da Sony tem custo mensal de US$ 9,99, mas ainda não está disponível no Brasil.